6 de maio de 2011

Reunião Comité Militar da NATO

O Gen. CEMGFA, Luís Esteves Araújo, esteve presente nos dias 4 e 5 de Maio, na reunião do Comité Militar da NATO em Bruxelas.

Durante o primeiro dia, entre outros assuntos, foi avaliada a Operação Unified Protector (OUP), na Líbia, contando para esse fim com a presença do SACEUR, Almirante Stavridis, e do Joint Forces Command Naples (JFCN), Admiral Samuel J. Locklear III. Foram apresentadas as últimas evoluções da operação que consubstanciam o desejado enfraquecimento das capacidades das forças pró-Kadafi, com o intuito de proteger a população civil. A terminar os CHOD concordaram na necessidade de continuar a manter a pressão sobre as forças pró-Kadafi até que os objectivos acordados na Reunião Ministerial de Berlim sejam completamente atingidos.

No segundo dia da reunião o principal tema foi a Operação no Afeganistão sobre a qual os CHOD foram colocados ao corrente das mais recentes evoluções no processo de transição bem como relativamente aos desenvolvimentos desde a Cimeira de Lisboa. Para o efeito estiveram presentes o SACEUR, o COMISAF, General Petraeus, o Afghan Chief of Defence, General Karimi e o embaixador Simon Gass, NATO Senior Civilian Representative. Em súmula concluiu-se que embora se verificam evoluções, quer qualitativas quer quantitativas, no Afghan National Security Forces (ANSF), o esforço das nações, no apoio à NATO Training Mission, necessita de ser aumentado e mantido como única forma de permitir às forças Afegãs o aumento sustentado da sua capacidade de promover a segurança. Os CHOD reafirmaram o seu total apoio e empenhamento a esta operação.


Outra operação avaliada, relativamente à qual está em curso a revisão estratégica, foi a OCEAN SHIELD, de combate à pirataria. Nesta sessão, durante a qual esteve presente o Chairman do EU MC, General Hakan Syren, foi confirmado o impacto positivo das ações combinadas de ambas as operações, NATO e UE. No entanto, foi referido que, face as novas táticas adotadas pelos piratas e à expansão das respetivas atividades para alto mar, será necessária uma abordagem, reavaliação e resposta internacional mais englobante do fenómeno.

Na última sessão da reunião o General Stephane Abrial (SACT) apresentou uma visão alargada dos estudos e iniciativas lançadas pelo Allied Command Transformation, com especial ênfase nas áreas da Educação e Treino, das formas inovadoras de desenvolvimento de capacidades através da cooperação multi-nacional e das novas formas de medir a eficácia dos processos. Estas, são iniciativas chave para o NATO Smart Defence process e iniciativas instrumentais para a Reforms agenda. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.