No âmbito da afirmação dos seus compromissos internacionais, Portugal tem participado na UNMIT com contingentes da Policia de Segurança Publica e da Guarda Nacional Republicana, bem como com Oficiais da Marinha e do Exército. Estes últimos, na dependência do EMGFA, desempenham funções de Oficial de Ligação Militar (Military Liaison Officer, MLO), integrados no Military Liaison Group (MLG). Este grupo de oficiais, num total de 44, de 17 nacionalidades, tem como missão: Monitorar a situação de segurança em Timor Leste por forma a assessorar permanentemente o Representante Especial do Secretario Geral das Nações Unidas para Timor Leste.
A United Nations Integrated Mission for Timor Leste (UNMIT) foi implementada através da resolução 1704 de 25 de Agosto de 2006.
Deduzida da missão de nível estratégico, as tarefas dos MLO resumem-se a:
•Mediar conflitos nas fronteiras com a Indonésia, em zonas onde não existe acordo entre os dois países;
•Mediar conflitos entre aldeias e sucos, evitando dessa forma a escala dos incidentes;
•Criar e manter relações de confiança com as autoridades locais, quer de segurança (Policia Nacional de Timor Leste, PNTL), quer militares (Falintil - Forcas de Defesa de Timor Leste, F-FDTL), quer administrativas ao nível de distrito ou de suco (equivalente a concelho);
•Desenvolver atividades CIMIC sob a forma de clinicas médicas em locais inacessíveis, formação em Português e Inglês em orfanatos, organização de eventos desportivos envolvendo as escolas e trabalhos de recuperação de infraestruturas em orfanatos;
•Patrulhar a área de operações na recolha de informação, que cubra o desiderato da missão estratégica.
Presentemente, os dois oficiais Portugueses estão colocados na área de operações (AOR) de Baucau (Capitão-de-fragata Fuzileiro) e do Oecussi (Major), respetivamente com as funções de chefe de equipa de MLO e de Oficial de Ligação Militar. A AOR de Baucau comporta quatro distritos: Manatuto, Baucau, Viqueque e Lautem, que corresponde a cerca de metade do território (aprox. 9500 Km2), enquanto a AOR do Oecussi é composta apenas pelo distrito com o mesmo nome (2461 Km2).
Os distritos de Baucau e Viqueque, a par com Díli (a capital), são desde sempre os distritos com mais registos de casos de violência e de mortos, sendo por essa razão, associada à imensa AOR, considerada a mais problemática e que, como reflexo disso mesmo, será a ultima a cessar a atividade em Dezembro do corrente, por ocasião do fim da UNMIT. (EMGFA)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.