28 de agosto de 2018

Comandante do Exército Português visitou o Exército Brasileiro

No âmbito das relações bilaterais entre os dois países, o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General Rovisco Duarte, realizou, no período de 19 a 26 de Agosto, uma visita de trabalho ao Exército do Brasil.

A visita englobou diversas unidades e órgãos da componente terrestre das Forças Armadas brasileiras, destacando-se o Quartel-General da Brigada de Infantaria Para quedista, no Rio de Janeiro, onde o General CEME assistiu a uma palestra e visitou o museu aeroterrestre, tendo posteriormente assistido a uma demonstração e exposição de materiais da Força Tarefa Batalhão de Infantaria Para quedista.

Ainda no âmbito da componente operacional, revestiu-se de igual relevância e significado a visita efectuada ao 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, unidade de artilharia sediada em Formosa, que tem como missão a realização de fogos contra alvos tácticos, operacionais e estratégicos. Neste Unidade foi apresentado o programa estratégico ASTROS 2020, que tem como objectivo dotar o Exército brasileiro de capacidades de Apoio de Fogos de longo alcance e de elevada precisão e letalidade lançado a partir de viaturas.

Do programa constaram, igualmente, as visitas à Academia Militar das Agulhas Negras, localizada em Resende, Estado do Rio de Janeiro, instituição de ensino superior militar responsável pela formação dos oficiais do Quadro Permanente do Exército Brasileiro, que mantém um conjunto de protocolos e iniciativas com a Academia Militar de Portugal.

Cumprindo a agenda prevista, o General Rovisco Duarte deslocou-se ao Quartel-General do Exército Brasileiro, onde se encontrou com o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Eduardo Villas Bôas. Na sequência da audiência, que decorreu de forma aberta e fraterna, foram reforçadas e traçadas algumas linhas de orientação com vista ao incremento da cooperação entre os dois exércitos, no âmbito das relações institucionais e ligação histórica entre os dois países.

Como ponto alto da sua visita, o General CEME esteve presente na Cerimónia do Dia do Soldado, que se realizou em Brasília, evento aberto ao público e presidido pelo Presidente da República do Brasil, e que reuniu autoridades civis e militares, contando com mais de 1700 militares em formatura, com equipamentos, materiais e viaturas.

Concluída a visita, ficou a certeza de que a cooperação entre os dois Exércitos, materializada através da presença continuada de militares brasileiros em Portugal e de militares portugueses no Brasil, nomeadamente através da participação em cursos de qualificação e exercícios militares, resulta numa simbiose que tem contribuído para o aumento do conhecimento mútuo e desenvolvimento de capacidade operacional, ao mesmo tempo que mantém a forte ligação que une os dois países irmãos. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.