24 de agosto de 2018

Major-General Marco Serronha no comando da MINUSCA

O Major-General Marco António Mendes Paulino Serronha, do Exército, foi proposto ontem, 23 de Agosto, pelo Governo Português, para assumir o cargo de 2º Comandante da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA).

A missão da Organização das Nações Unidas (ONU) na República Centro-Africana (RCA) iniciou-se em 15 de Setembro de 2014 com o mandato para a proteção dos civis, promoção dos direitos humanos, desarmamento, desmobilização, reintegração e repatriação.

Portugal participa na MINUSCA desde o início de 2017, com uma Força Nacional Destacada composta por cerca de 160 militares, na sua quase totalidade do Exército, a quem foi atribuída a missão de Força de Reacção Rápida (Quick Reaction Force), executando, a partir da capital, Bangui, missões atribuídas pelo Comandante Militar da MINUSCA em qualquer região da Área de Operações, como contributo para a estabilização da segurança e controlo do território da RCA por parte da Autoridade do Estado.

A selecção, por parte das Nações Unidas, do Major-General Marco Serronha, actual 2º Comandante das Forças Terrestres, e a sua consequente nomeação para este cargo, constitui, uma vez mais, o reconhecimento implícito da ONU do extraordinário desempenho e significativo contributo dos militares portugueses para o sucesso da sua missão na RCA. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.