30 de outubro de 2018

Forças Armadas realizam primeiro exercício nacional de Ciberdefesa

No período de 15 a 19 de Outubro decorreu o exercício CYBERDEX18, que se constituiu como o primeiro exercício de ciberdefesa realizado a nível nacional, sob a coordenação do Centro de Ciberdefesa, do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Com este exercício pretendeu-se adestrar e avaliar a capacidade de resposta a incidentes no ciberespaço pelas Forças Armadas e Centro de Dados da Defesa (MDN), face à ocorrência de ciber-ataques, que afectem os sistemas de comunicações e de informação, Infraestruturas Críticas e de Comando e Controlo das Forças Armadas e da Defesa.

A capacidade de ciberdefesa nacional deve conter este tipo de ataques, os quais colocam em causa a livre utilização do Ciberespaço nacional e de interesse nacional, a condução de operações centradas em rede, e a obtenção da Superioridade de Informação das Forças Armadas portuguesas.

Concretamente procurou-se treinar o processo de tomada de decisão e testar os diversos níveis de responsabilidade e competências, de forma a garantir uma resposta coordenada entre os diversos intervenientes. Pretendeu-se, ainda, exercitar, testar e avaliar os mecanismos de colaboração e os processos de troca de informação técnica, necessários à implementação da resposta a incidentes no âmbito das actividades relacionadas com a capacidade de Ciberdefesa nacional e com a segurança do ciberespaço de interesse nacional. Esta componente foi coordenada com a colaboração do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), coordenador operacional e autoridade nacional especialista em matéria de Cibersegurança. (emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.