4 de fevereiro de 2019

Marinha portuguesa entrega viaturas e armamento à Guarda Costeira de Cabo Verde

(Emgfa)A fragata “Álvares Cabral”, da Marinha portuguesa, entregou, no dia 1 de Fevereiro, quatro viaturas e armamento diverso à Guarda Costeira de Cabo Verde, oferecidas pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, no âmbito do acordo de Cooperação Trilateral no Domínio da Defesa entre Cabo Verde, Luxemburgo e Portugal.

O acordo de Cooperação Trilateral no Domínio da Defesa entre Cabo Verde, Luxemburgo e Portugal foi celebrado na cidade da Praia (Ilha de Santiago), em 6 de Agosto de 2018, pelos Ministros da Defesa dos três países. Este tem como principal objectivo o desenvolvimento de projectos tripartidos que visam a diminuição da instabilidade no domínio da Defesa, da segurança marítima e da formação de Cabo Verde, promovendo a segurança marítima no Atlântico, através da proteção das linhas de comunicação essenciais ao comércio marítimo internacional e o combate às actividades ilícitas praticadas no mar, em particular a pirataria marítima e assaltos à mão armada dentro do mar territorial, o tráfico de drogas e a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.

A entrega teve lugar numa cerimónia que se realizou no porto de Mindelo, presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e Ministro da Defesa da República de Cabo Verde, Dr. Luís Filipe Tavares, contando com a presença da Embaixadora de Portugal em Cabo Verde e da Encarregada de Negócios do Grão-Ducado do Luxemburgo.

Em declarações públicas na cerimónia, a embaixadora de Portugal na República de Cabo Verde, Dra. Helena Paiva, reconheceu a importância do posicionamento estratégico de Cabo Verde e congratulou-se com entrega deste equipamento oferecido pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, representando mais um passo para o sucesso e consolidação do acordo tripartido celebrado entre os três países. Ressalvou ainda o significado desta doação e o que esta representa para Cabo Verde e para as suas Forças Armadas, nomeadamente a sua Guarda Costeira, entidade à qual compete preservar o espaço marítimo nacional.

Afirmou ainda a importância da “…segurança na sua Zona Económica Exclusiva e dos seus valiosos recursos…” e que “…o transporte destes equipamentos a bordo da fragata da Marinha portuguesa “Álvares Cabral”, representa o contributo de Portugal, igualmente valioso, para esta causa que é de todos”.

Integrada na missão Iniciativa Mar Aberto 2019, a fragata portuguesa largou de Lisboa a 22 de Janeiro de 2019 e o seu empenhamento na costa ocidental africana será por um período de dois meses e meio. Esta missão visa contribuir para o esforço internacional de capacitação dos países do Golfo da Guiné, com especial ênfase junto dos países de língua oficial portuguesa, em matéria de segurança marítima e no apoio ao combate às actividades ilícitas no mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.