6 de fevereiro de 2019

Militares portugueses apoiam treino das Forças Armadas de Cabo Verde

(Emgfa)A fragata “Álvares Cabral”, da Marinha portuguesa, em missão de cooperação no domínio da Defesa com a República de Cabo Verde, tem levado a cabo nos últimos dias diversas acções de treino e cooperação com as Forças Armadas de Cabo Verde, com o objectivo de incrementar a interoperabilidade entre a Marinha portuguesa a as autoridades cabo-verdianas, bem como contribuir para a capacitação no âmbito da segurança marítima e no apoio ao combate às actividades ilícitas no mar.

O navio da república portuguesa esteve atracado no porto de Mindelo no período compreendido entre 29 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2019, onde se destacam as acções de treino nas áreas médica, da segurança da navegação, busca e salvamento marítimo, vigilância marítima, limitação de avarias, proteção de um navio no porto e técnicas de abordagem a partir do mar. Também ao nível da componente anfíbia foram conduzidos diversos treinos conjuntos entre as forças de fuzileiros dos dois países, onde se inclui o tiro de combate. Após o treino em terra, a força de fuzileiros portuguesa em conjunto com vinte e nove fuzileiros de Cabo Verde, foram projectados a partir da fragata Álvares Cabral para a praia de S. Pedro, tendo efectuado um raid anfíbio nocturno.

A fragata portuguesa navegou nas águas da Zona Económica Exclusiva (ZEE) da República de Cabo Verde, a apoiar a realização de acções de fiscalização marítima levadas a cabo por elementos da Policia Judiciária, Policia Marítima e Inspecção de Pescas de Cabo Verde, para detecção de actividades ilícitas no mar. A bordo navegaram igualmente Fuzileiros e estagiários da Guarda Costeira.

O NRP Álvares Cabral tem previsto visitar a cidade da Praia, ilha de Santiago, de 6 a 8 de Fevereiro, por forma a dar continuidade às acções planeadas de cooperação no domínio da Defesa. O navio da marinha portuguesa é comandado pelo capitão-de-fragata Alexandre Santos Fernandes e tem embarcado 159 militares, incluindo o Comandante da missão Mar Aberto, capitão-de-mar-e-guerra Nuno Noronha Bragança, uma equipa de fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.