6 de fevereiro de 2019

Ministro da Defesa no Baptismo do NRP Setúbal

(Defesa)O Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, esteve hoje presente na cerimónia de Baptismo do NRP Setúbal, o mais recente navio patrulha oceânico da Marinha. A cerimónia, onde também esteve presente o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Mendes Calado, realizou-se nos Estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo.

O Ministro felicitou todos os que estiveram envolvidos neste projecto de construção, “é com grande satisfação que hoje testemunhamos o renovar de dinamismo que se faz sentir nestas instalações históricas e é com confiança no futuro da indústria naval portuguesa que hoje participamos na entrega de mais um navio fundamental para a Marinha”.

Para o Ministro da Defesa, esta cerimónia de enorme tradição assinalou o inicio de uma nova etapa não só para o navio e respectiva guarnição, mas para todos os portugueses. “Para o nosso país é fundamental dotar as nossas Forças Armadas dos meios essenciais à sua acção, mas temos também de saber dotar o país de capacidade autónoma de desenvolvimento desses meios”, frisou o Ministro.

João Cravinho Gomes salientou a urgência na construção de novos navios patrulha oceânicos, uma vez que a sua interoperabilidade se adequa ao vasto conjunto de funções desempenhadas pela Marinha. “A modernização da esquadra naval portuguesa corresponde ao desígnio de termos uma Marinha capacitada, comprometida e atenta às suas responsabilidades”, acrescentou.

No seu discurso, o Ministro destacou ainda que “temos obrigação de dotar o nosso País dos meios necessários para responder às responsabilidades decorrentes da sua localização geográfica e dos compromissos internacionais que assumimos no âmbito das Nações Unidas, da NATO e da União Europeia”.

As palavras finais foram dirigidas ao NRP Setúbal, ao seu comandante o Capitão-tenente Rui Zambujo Madeira e à guarnição de 44 elementos. Desejando as maiores felicidades a todos, o Ministro da Defesa afirmou “estar plenamente confiante que saberão cuidar deste investimento que os portugueses vos confiam e que levarão a cabo a missão que vos é confiada exactamente com o brio e o espírito de missão que tão bem caracteriza a forma de atuar da nossa Marinha”

O NRP Setúbal teve como madrinha a Dra. Jessica Rachel Hallett.”

Sem comentários:

Publicar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.