8 de janeiro de 2020

EMGFA CRIA DEPARTAMENTO PARA A INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

(EMGFA)O Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) criou recentemente um Departamento para a Inovação e Transformação, que tem como missão desenvolver o potencial de inovação que existe nas Forças Armadas, através da centralização de ideias, da partilha mútua de conhecimentos e gestão de sinergias.

A necessidade deste novo departamento surge de uma análise do actual contexto estratégico em que as Forças Armadas actuam, que exige uma constante adaptação para a melhoria de capacidades e processos, na resposta à mudança e à complexidade das ameaças, riscos e desafios, através de uma acção sistemática e organizada, que visa a resiliência da organização e o cabal e oportuno cumprimento das missões.

Este departamento trabalha em três unidades operativas (Inovação, Projectos e Organização), mediante um modelo linear de adopção ou criação de projectos comuns, em quatro fases - avaliação; definição; desenvolvimento e validação.

O Departamento para a Inovação e Transformação está actualmente a desenvolver várias actividades, salientando-se o desenvolvimento de sinergias na operação de veículos não tripulados, a implementação da capacidade de alta disponibilidade na rede operacional conjunta nas Forças Armadas e o desenvolvimento de um projecto informático ligado a chaves de cifra.

A criação deste novo órgão contribui para materializar o objectivo estratégico de “reestruturar os órgãos do EMGFA”, expresso na Directiva Estratégica do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas para o período de 2018 a 2021.​

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.