10 de janeiro de 2020

SUBMARINO “TRIDENTE” PARTE PARA MISSÕES DA NATO E DA UNIÃO EUROPEIA NO MEDITERRÂNEO

(Emgfa)O Submarino “Tridente”, da Marinha Portuguesa, parte na próxima segunda-feira, dia 13 de Janeiro, para participar na Operação “Sea Guardian” da NATO e na Operação SOPHIA da União Europeia.

Ambas as operações visam promover a segurança marítima no mar Mediterrâneo, de forma a garantir a liberdade de navegação e o conhecimento situacional deste mar, onde o submarino português realizará a recolha de dados de inteligência, análise dos padrões de comportamento na área e o controlo do espaço marítimo, com foco nas actividades de tráfico de estupefacientes, armas e pessoas, vigilância do tráfego marítimo e poluição marinha.

No final da participação nestas operações, o submarino Tridente irá realizar um exercício no sul de Espanha, com a Marinha Espanhola.

O “Tridente”, comandado pelo Capitão-tenente Ribeiro da Paz, navega com 33 militares a bordo (8 oficiais, 11 sargentos e 14 praças) e tem regresso previsto à Base Naval de Lisboa, em Março de 2020.

A cerimónia de partida do submarino será presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho.​

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.